Ensaio Sobre a Filosofia
Ética e o Direito Natural 
 
 
Farias Brito
 
 
 
 
 
Prefácio do Autor (1905)
 
O trabalho que é aqui oferecido ao público é o complemento prático da obra em que estou trabalhando, há já alguns anos, sob o título geral de Finalidade do Mundo, e de que foi publicada a primeira parte em 1894, a segunda em 1899, estando já quase concluído e prestes a sair do prelo o 1º volume da terceira parte. É também o curso que estou fazendo no primeiro ano da Faculdade de Direito do Pará, tratando-se assim de um livro destinado ao ensino. O trabalho é extenso; mas, para servir aos meus alunos ou companheiros de estudo, irei fazendo a publicação por partes sucessivas.
 
Este primeiro fascículo compreende o desenvolvimento dos 13 primeiros pontos do programa que organizei e foi aprovado em congregação. Irei preparando gradativamente o desenvolvimento dos outros pontos.
 
Trata-se, no fundo, de deduzir um critério da conduta, sendo que, a meu ver, é a filosofia moral que deve servir como introdução necessária ao estudo do direito. Neste sentido pode-se dizer que a jurisprudência é uma ciência prática que está para a ciência moral, como a engenharia para as matemáticas, como a medicina para as ciências naturais. E como é direta e imediatamente da filosofia, como concepção do todo universal, que deriva, em particular, a filosofia moral, por isto é como um complemento prático ou derivação imediata da teoria da finalidade que proponho este ensaio.
 
 
 
000
 
O livro “A Verdade Como Regra das Ações” foi publicado em nossos websites associados dia 29 de janeiro de 2019.
 
000
 
Leia o livro “Farias Brito e a Reacção Espiritualista”, de Almeida Magalhães.
 
Está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas a obra de Nestor Victor intitulada “Farias Brito”. 
 
A mais completa biografia do pensador cearense foi escrita por Jonathas Serrano e está disponível aqui: “Farias Brito, o Homem e a Obra”.
 
Clique para ver outros escritos do filósofo brasileiro Farias Brito.
 
000
 
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 
 
 
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:
 
 
000