Por Que um Movimento Teosófico
Legítimo Necessita Ter Independência
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
Escritório de Helena Blavatsky em Londres, 1887-1888: um desenho de William Judge
 
 
 
Ao mesmo tempo que o trabalho dos websites associados e da Loja Independente lentamente se consolida, cresce entre os membros da Sociedade Teosófica de Adyar a percepção de que “é preciso estudar Helena Blavatsky e as Cartas dos Mestres”.
 
Cabe então examinar uma pergunta:
 
Os blavatskianos de Adyar têm futuro?
 
O mero estudo verbal de Blavatsky (e das Cartas) dentro da ST de Adyar serve para um embelezamento decorativo, e para lançar uma ideia de legitimidade sobre o que é ilegítimo, como se bastasse ler alguém para mudar a realidade. É preciso bem mais do que isso. É necessário tirar lições práticas do que se lê.
 
A teosofia de Adyar sempre tolerou o estudo de Blavatsky, mas rejeitou e continua a rejeitar a ação com base nos ensinamentos de Blavatsky. Esta separação entre o que se pensa e o que se faz é uma das armadilhas mais graves criadas pelos “clarividentes” besantianos.
 
Para que algo mude para melhor, no movimento controlado por Adyar, é preciso fazer uma autocrítica pelos erros passados e religar a palavra com a ação.
 
Cabe abandonar a estrutura de poder pseudomaçônica, pseudoesotérica, baseada em falsas fotos de mestres e numa atitude diante do ensinamento segundo a qual “recitar é suficiente”.
 
H.P. Blavatsky escreveu em “Por Que Não Volto à Índia”:
 
“… E tampouco posso – se eu quiser ser fiel ao meu compromisso e aos meus votos de vida inteira – viver na Sede Geral [da Sociedade Teosófica em Adyar] da qual os Mestres e o espírito Deles foram virtualmente banidos. A presença dos Seus retratos não ajudará. Eles são letra morta.” [1]
 
E a situação piorou bastante desde que ela fez esta constatação básica. 
 
No começo do século vinte, Annie Besant inaugurou o uso político da ideia de “liberdade de pensamento” como desculpa para manter o ritualismo vazio no centro da estrutura de poder, e como justificativa para negar a necessária relação entre conhecimento e ação.
 
O consenso besantiano consiste em rotular de imediato como “intolerante” e como “radical” qualquer ideia de eliminar as formas de crença cega que pertencem ao período de 1900-1934, em que floresceu a falsa clarividência. A tática é utilizada até hoje. [2]
 
Nesta perspectiva, as obras de Helena Blavatsky são consideradas perfeitamente aceitáveis como algo que se pode memorizar e repetir no plano das palavras. São também úteis como ferramenta de marketing, porque produzem um ar de saber clássico e de legitimidade. Qualquer indivíduo que adote o ensinamento verdadeiro como um guia para a ação, porém, será automaticamente considerado “um radical de ideias perigosas”.
 
“Cada um pensa o que quer”, diz o mantra politicamente correto. E o compromisso com os fatos, com a investigação da verdade, com a pesquisa, assim como a vontade de rejeitar falsidades são discretamente proibidos, embora isso seja feito com a aparência de uma atitude fraterna e em nome do sentimento sagrado da amizade entre almas.
 
No reino da superficialidade mental, ler Blavatsky é uma questão de curiosidade limitada ao nível das palavras e ninguém pode ir além disso.
 
Se as fraudes besantianas forem abandonadas, porém, terá lugar uma mudança abençoada e de longo prazo.
 
Até que isso ocorra, a primavera e o renascimento da real vitalidade terão de ser preparados em círculos independentes e em associações que estejam livres de interesses burocráticos e institucionais.
 
Os websites associados interpretam o número crescente de membros da Sociedade de Adyar entre seus leitores como um pequeno sinal dos tempos. A primeira metade do século atual parece ser uma ocasião adequada para deixar de lado os erros do século passado e construir um movimento teosófico mais legítimo.
 
NOTAS:
 
[1] Do artigo “Por Que Não Volto à Índia”.
 
 
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O artigo acima foi publicado como item independente nos websites associados dia 01 de julho de 2020.
 
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