O Lado Invisível da Grande Mudança Histórica
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
* Uma fonte renovável de felicidade é a decisão de tirar lições de todos os fatos da vida, sejam eles agradáveis ou não. A ignorância dói e o apego à ignorância piora a situação, mas a lucidez provoca alívio. 
 
* A decisão de aprender com os desafios abre caminho para eliminar a dor desnecessária. Bom senso é um dos fatores da bênção.
 
* Passar algum tempo retirado permite conviver mais consigo mesmo e avançar melhor na construção diária do seu próprio caráter. Ficar por um tempo indeterminado em relativo isolamento físico é uma experiência inesquecível, e ajuda a libertar a alma de vários níveis de apego cego ao conforto externo. A vida é a professora primária e universitária de todos os seres. O aço é temperado em altas temperaturas. A vontade espiritual se fortalece no confronto com circunstâncias adversas.
 
* A teosofia ensina que é inútil tratar de conhecer o Instrutor através da sua forma externa ou seus atributos. Nem a forma nem os atributos são o real Instrutor. “O verdadeiro mestre”, diz a filosofia oriental, “é a própria Sabedoria”. [1] Portanto, o modo eficiente de conhecer o Mestre é compreendendo a Sabedoria e vivendo de acordo com ela.
 
O Óbvio e o Invisível
 
* Os grandes eventos sociais não têm hora certa para começar, e a maior parte das pessoas nem sequer os enxerga. Por maior e mais brusca que seja a mudança civilizatória, nove em cada dez cidadãos, talvez, vivem apenas as suas circunstâncias pessoais, e não erguem o olhar para o horizonte amplo.
 
* É normal que as grandes rupturas históricas fiquem dezenas de anos num estado de antecipação preparatória até que explodem, pegando quase todos despreparados.
 
* Desde a Guerra Fria, tem havido um perigo e uma vigilância constantes em relação ao futuro imediato da civilização materialista em que estamos. A teosofia permite viver o processo de mudança planetária ativamente e com plena consciência dos fatos. A filosofia esotérica mostra os horizontes em que morrem e renascem as civilizações. Cada um deve capacitar a si mesmo para compreender o mundo em que vive.
 
Pensar Grande é Melhor que Pensar Pequeno
 
* Franqueza é um fator essencial. Você precisa falar a verdade, se quiser procurar a Verdade. As pessoas sinceras têm uma sintonia fina com a Verdade, mas as pessoas insinceras, não. Este princípio básico é válido para todos os aspectos da vida, e Donald Trump escreveu:
 
* “Fale como alguém que pensa grande. O medo frequentemente impede que as pessoas abram a boca, quando querem falar. Crie o hábito de falar em reuniões de negócios e encontros sociais. Tenha certeza de que você sabe o que quer dizer, e fale alto e claro com a atitude de quem tem algo importante a declarar. Não tenha medo do que as outras pessoas pensarão. Lembre-se, as pessoas não são tão inteligentes quanto você pensa que são, e tampouco são tão inteligentes quanto elas próprias pensam que são.” [2]
 
* De acordo com as Cartas dos Mahatmas, quase todo buscador da Verdade é atacado por todos os lados. Ele será ridicularizado e desprezado por muita gente. O “guerreiro da verdade” tem que confrontar e vencer os sentimentos de Dúvida, Ceticismo, Desprezo, Ridículo, Inveja, e finalmente Tentação.[3] A honestidade e o discernimento estão entre as suas principais armas.    
 
* Embora Donald Trump não adote a atitude externa de um teosofista, ele escreve neste assunto algo parecido com a ideia do Mestre, e usa a metáfora dos duelos:  
 
* “Todo aquele que faz alguma coisa é criticado. Acostume-se com a ideia. Escute as críticas. Depois as ignore. Eu fui criticado por tudo que fiz. Não deixo que isso me atinja. Como disse antes, todo mundo quer atacar quem tem o revólver mais rápido do Oeste. Se você está no topo, você é naturalmente o alvo de todos os pensadores pequenos que adoram criticar quem pensa grande e faz as coisas acontecerem. Não deixe que isso o paralise. Fale com força e se imponha.”[4]
 
O Futuro Luminoso
 
* Mudanças em grande escala dependem de pequenas ações concretas. Os gestos construtivos, quando se transformam em hábito, criam situações inteiramente novas cuja base é a confiança na vida.
 
* Há sabedoria em ver o lado luminoso das situações. A verdadeira revolução ocorre de dentro para fora. Fazer um comentário destacando a ação acertada de um familiar, apoiar alguém que enfrenta obstáculos, e expressar a qualquer momento um otimismo cuja base é o bom senso: estes, entre muitos outros, são exemplos de pequenos gestos que possuem um poder revolucionário, porque purificam a atmosfera mental compartilhada.
 
* O pensamento positivo deve ser resultado de uma decisão incondicional. Não é razoável esperar resultados imediatos. A sabedoria ensina a pagar o preço de contrariar a rotina, fazendo um plantio que dará frutos a longo prazo. No ritmo certo, o longo prazo luminoso se transformará em curto prazo, e depois em um futuro imediato de vitória, a ser recebido de modo sereno e impessoal.
 
NOTAS:
 
[1] Veja “The Teaching of Buddha”, copyright 1966, Bukkyo Dendo Kyokai, Impresso por Kosaido Printing Co., Tokyo, Japan, 307 pp., 1991, p. 25.
 
[2] “Think Big”, livro de Donald J. Trump e Bill Zanker, Harper Collins Publishers, 2007, 368 pp., ver pp. 281-282.
 
[3] Veja a Carta 126, no volume II de “Cartas dos Mahatmas”, Ed. Teosófica, Brasília, 2001, p. 274. Em inglês, Carta LXII, em The Mahatma Letters, pp. 351-352.
 
[4] “Think Big”, de Donald J. Trump e Bill Zanker, 2007, ver a mesma p. 282, tal como indicado na Nota 2. 
 
000
 
O artigo “Ideias ao Longo do Caminho – 58” foi publicado como item independente em 20 de agosto de 2024. Uma versão inicial e anônima dele pode ser vista na edição de maio de 2020 de “O Teosofista”, pp. 15-16. Por outro lado, o fragmento intitulado “Pensar Grande é Melhor que Pensar Pequeno” faz parte também do artigo em inglês “Thoughts Along the Road – 77”.       
 
Embora o título “Ideias ao Longo do Caminho” corresponda ao título em língua inglesa “Thoughts Along the Road”, de Carlos C. Aveline, não há uma identidade exata entre os conteúdos das duas coletâneas de pensamentos do autor. Desde 2018 a série “Thoughts Along the Road” está sendo publicada também em espanhol sob o título de “Ideas a lo Largo del Camino”.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000