O Que Eu Preciso Fazer Para
Garantir Uma Aprendizagem Verdadeira
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
Um sentido estável de fraternidade é necessário para alcançar alguma sabedoria. Portanto, quem vive em uma sociedade amplamente baseada na prática da competição cega deve aprender a abandonar o egoísmo, e a construir laços firmes de confiança e ajuda mútua. A oração a seguir aponta para esta meta e pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo.  
 
 
Om. Shanti.
 
Penso nas qualidades positivas de cada um dos meus colegas de caminho espiritual.  
 
Haja ou não um convívio direto com eles, agradeço a todos. Posso ver com clareza o meu dever moral para com os seres com que me relaciono.
 
O pensar positivo em relação a um colega, seja qual for, é diferente do pensar positivo em relação aos outros. A substância do bom pensamento muda conforme a pessoa em que penso. Em todos os casos, a luz branca do meu eu superior se derrama sobre as relações de cooperação e amizade cuja base é um compromisso comum com a busca da ética e da sabedoria. Deixo de lado toda ingenuidade: concentro-me no que é bom e essencial dos meus irmãos e irmãs.
 
O pensamento no que é bom faz crescer o que é positivo. Isso não significa que não haja rigor recíproco quando necessário.
 
Os colegas não existem apenas para ajudar o aprendiz através de estímulos inspiradores e pensamentos otimistas. Também ajudam testando a sua força e mesmo cometendo injustiças contra ele. São úteis ainda quando não se harmonizam com ele neste ou naquele ponto.
 
A vida ensina o estudante através de tudo o que ela coloca diante dele. Não há amigos ou inimigos pessoais, ensina o livro “Luz no Caminho”: todos os seres são instrutores do peregrino.
 
Aquele que tem respeito por si mesmo sente também respeito pelos outros, porque eles são, em parte, seus espelhos psicológicos.  
 
A prática da boa vontade incondicional é parte do meu compromisso com as Fontes do ensinamento. Preciso preservar a minha relação com estas Fontes, se quiser viver uma aprendizagem verdadeira. Em tudo o que faço, tenho como testemunha meu eu superior, minha alma espiritual.
 
Lanço a luz da boa vontade, simultaneamente, sobre todos os seres com que me relaciono, seja de perto ou de longe. Não há distâncias físicas para o pensamento sincero. Ele precisa ser construtivo. O que vai, volta, o que se planta, se colhe, o universo inteiro é telepático.
 
Paz a todos os seres conforme o mérito de cada um.
 
Om, Shanti. Om.
 
000
 
A oração acima foi publicada como item independente nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia 26 de fevereiro de 2023. Uma versão inicial e anônima dela faz parte da edição de maio de 2021 de “O Teosofista”, p. 04.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
* Oração Para Aqueles que Curam (texto sobre a tradição franciscana).
 
000
 
Experimente ler a “A Doutrina Secreta”, de Helena P. Blavatsky.
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000