Quatro Testemunhos Diretos de um
Pioneiro da Preservação Ambiental
 
 
Henrique Luiz Roessler
 
 
 
Roessler plantando uma árvore, e um
dos cartazes educativos distribuídos por ele
 
 
 
Nota Editorial de 2021
 
Como ocorre com outros escritos de Roessler, pertencem ao século 20 apenas as circunstâncias externas da realidade a que ele se refere.    
 
A realidade humana em si, que Roessler luta para melhorar, é de longo prazo e segue basicamente a mesma no século 21. A luta de Roessler é filosófica. O inimigo é a ignorância, organizada e estruturada na rotina mental. Roessler estuda, propõe e ensina a arte de plantar bom carma, ou seja, a ciência de colocar em movimento as Causas do bem-estar durável.
 
Em consequência da sua visão ampla, os escritos de Roessler têm várias dimensões. Ele faz um diagnóstico implacável da ignorância humana no Brasil do século 20, e o leitor que vai além da superfície vê que o diagnóstico é válido no século 21. Roessler aponta as soluções éticas para os problemas criados pelo processo da industrialização urbana. Ele descreve suas ações, mostrando como se desdobrou uma experiência vitoriosa de educação moral e ética do povo. Ele deixa claro para as futuras gerações de ativistas o que se pode esperar das autoridades, a menos que o povo eduque a si próprio – e Roessler é um membro do povo. Os escritos deste ecologista pioneiro – que começou a defender a natureza em 1939 – são um testemunho da integridade. Demonstram o poder da força moral e apontam de modo claro para o caminho da vitória.
 
 
 
 
000
 
O artigo “Educação Ecológica no Brasil dos Anos 1960” está disponível nos websites associados desde o dia 22 de julho de 2021.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
Veja outros escritos de Henrique Roessler:
 
 
 
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000