Contato Verdadeiro Com o Mundo
Sagrado Muda a Substância da Alma
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
O oposto da humilhação, diz a sabedoria galáctica do planeta Netuno, não é o orgulho: é a humildade.
 
Ser humilde é um fato natural para quem avalia a si mesmo de modo correto.
 
A bênção resulta de fazer o melhor que podemos e deixar o resto aos cuidados do Tempo. A chave para compreender o todo consiste em renunciar a cada uma das partes.
 
A opinião dos outros é como o vento: estável como rocha é a voz suave que vem do coração. A paz surge quando esquecemos de nós mesmos para lembrar da nossa tarefa. Nada pode derrotar aquele que considera uma bênção ser um grão de areia aos pés do Oceano.
 
Assim, uma compreensão correta da pedagogia teosófica preserva o estudante do perigo do orgulho pessoal. Aquilo que cada um pode aprender deve ser reconhecido como mais importante do que aquilo que se pensa que já se sabe.
 
O fato de estar em contato com o Sagrado é inseparável do sentimento de humildade: os estudantes que buscam aprender sobre o Universo não têm tempo para orgulho e inveja.
 
Quando o contato com o mundo divino é real, um fogo alquímico ilumina a vida inteira mudando a substância da alma. 
 
000
 
Uma primeira versão do artigo acima foi publicada sem indicação de nome de autor em “O Teosofista”, fevereiro de 2015, p. 02.
 
000
 
O grupo SerAtento oferece um estudo regular da teosofia clássica e intercultural ensinada por Helena Blavatsky (foto). 
 
 
Para ingressar no SerAtento, visite a página do e-grupo em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo. O link direto é este:   
 
 
000